Super Mario Run!!!


Finalmente saiu o novo jogo do Mário desenvolvido pela Nintendo para smartphones nas plataformas android ou IOS. Ele foi lançado primeiro para IOS os quais já puderam jogar desde o dia 15 de dezembro de 2016. Nós relis mortais do android só tivemos o prazer de conhecer esse jogo no dia 23 de março desse ano.

No site oficial do Super Mario run podemos vislumbrar alguns vídeos sobre o game e inclusive um lindo vídeo intitulado “Do You Know Mario?” Fico a pensar quem será que não conhece o mário? Esse texto agora se tornou quase que uma utilidade pública, afinal, todos precisam conhecer o Mário!!!! (eu sei que essa não é a realidade de TODO o mundo, ok? Confesso que me exaltei um pouco)

Enfim, voltando à realidade, para aqueles que conhecem esse jogo que já possui três décadas, esse vídeo é um vislumbre para rememorarmos as edições anteriores do jogo, de uma forma rápida e divertida.

Passemos então aos apontamentos acerca do novo game, a proposta da Nintendo é que você possa jogá-lo com uma mão, por isso, o Mário corre sem parar, na verdade quando digo sem parar é uma expressão, pois existem alguns bloquinhos de pausa em que ele pode parar enquanto você planeja qual estratégia adotar, qual caminho a seguir.

Ele continua tão lindo como nas versões para DS ou do console da Nintendo, e ainda traz alguns recursos de outros games atuais, como a possibilidade de realizar uma batalha com outro player. Nessa modalidade do jogo, você faz uma batalha em que você e outro gamer vão correr “sem parar”, mas o objetivo do jogo não é chegar primeiro ao final da linha, e sim quem consegue pegar mais moedas e ainda consegue ganhar mais liks dos diversos, fofos e lindos toads de várias cores (vermelho, verde, azul, roxo e amarelo).

Essa modalidade do jogo é muito divertida, ao final de cada batalha, você pode ganhar ou perder mais toads para o seu mundo. A quantidade de Toads é fundamental para liberar outras fases ou comprar o ovo que vai gerar o querido Ioshi. Não só a quantidade, mas também as cores podem influenciar para a liberação de determinados elementos. Como produtos na loja do jogo em que você pode adquirir para deixar o reino do Mário no seu estilo, podendo incluir construções ou acessórios decorativos, o meu mundo já está assim, observe aquele pequeno castelo ao fundo, ele era um casebre, mas conforme você vai ganhando corridas, e conquistando mais Toads, vai evoluindo de nível e deixando esse castelo mais suntuoso.

O que não achei interessante nessa batalha é que ela não é feita em tempo real com os gamers, como o jogo Clash Royale, por exemplo, em que você para batalhar precisa esperar outro game de qualquer parte do mundo estar online ao mesmo tempo que você ou quando vai jogar com algum parceiro. Pelo que observamos até o momento, acreditamos que quando alguém seleciona batalhar conosco, é apresentado o nosso melhor desempenho no referido mundo daquela corrida. Como fica os Toads que eventualmente perdemos nessas batalhas em que apenas somos desafiados, eu ainda não sei. Acredito que só perdemos os Toads quando desafiamos a corrida e ainda perdemos. Eu prefiro o estilo que acontece no Clash Royale.

Não posso negar que estou amando o Super Mario Run, apesar de não gostar dele correr sem parar, pois infelizmente sou de uma geração em que vídeo game era pare meninos e só pude desfrutar dessa maravilha depois de uma certa idade, com mais liberdade para as próprias escolhas. Então, infelizmente não tenho muito bem desenvolvidas as habilidade de pegar todas as moedas ou recursos especiais, na primeira passada. Consegui zerar o meu New Super Mário do DS, voltando em alguns momentos para buscar aquilo que almejava. Entendo que o jogo é Super Mário Run, mas poderia ter alguma opção para eu escolher não correr sem parar nos mundos que devo conquistar. Acredito que este será o meu maior desafio no que se refere ao jogo, adaptar-me a este modo de jogabilidade.

Outro elemento que não gostei é quanto ao valor do jogo, pois ele é gratuito apenas para as três primeiras fases e o primeiro castelo do chefão. Para você jogar os demais mundos é necessário desembolsar a bagatela de R$35,00!!!!! Já imaginou se todo jogo tivéssemos que obrigatoriamente desenbolsar um valor? Inicialmente, pensei que fosse necessário pagar somente aqueles que desejassem chegar mais rápido a estes mundos e que com determinadas conquistas apresentadas pelo jogo, seria possível evoluir ao ponto de liberar aos poucos, conquista a conquista  os mundos subsequentes, mas não, meus amigos, é isso aí, se quiser jogar vai ter que pagar. Eles fazem isso porque sabem que vamos comprar, afinal, agora posso ter o meu jogo predileto sempre à mão, no meu smatphone.

Eu sei que a questão de espaço é um mega desafio para jogos, principalmente para jogos como este com tantos recursos interativos, mas ele ocupa um espaço considerável no celular, e depende, até mesmo quando não está em batalha com alguém, de conexão à internet. Esse fator limita um pouco à prática do jogo, pois acredito que seria interessante ele pelo menos jogar no modo treino enquanto estivermos offline.

Não conhece ainda o Super Mario Run? Apague algumas coisinhas do seu smathphone e o corra para baixá-lo!

Abraços,

Jessica Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *