Ferramentas para criar Mapas Mentais


Quando nos propomos a escrever ou a organizar algo que necessita de um cuidado e atenção maior devido à importância e/ ou extensão do trabalho é importante nos atermos a alguns recursos que podem nos auxiliar nessa organização.

Os mapas mentais são um caminho que podemos adotar ao realizar determinado planejamento, mas podemos também utilizar outros elementos. Veja alguns exemplos abaixo:

  1. ORGANIZAÇÃO COM POST-IT

Usar e abusar das cores, aproveitar os espaços de sua casa que possam lhe auxiliar na visualização de todo o quadro daquilo que se planeja escrever ou organizar, a ideia é poder construir um painel para que se possa acompanhar todos os elementos de sua produção.

       

2. PROGRAMA XMIND-8

Existem diversos softwares ou programas que podemos utilizar em nosso computador para somar no apoio à organização. Além de Excel ou outros já disponíveis nos computadores, você pode baixar um programa simples e fácil para criar mapas mentais. As funções básicas do Xmind-8 são gratuitas, existem outras que seria necessário pagar para adquiri-las, o que limita alguns elementos, mas não impossibilita a construção de bons e úteis mapas mentais seja para criar o seu plano de escrita ou organização geral.

3. APLICATIVO TRELLO

Se você tiver disciplina para manter as informações do aplicativo para celular intitulado Trello atualizadas, você conseguirá organizar e acompanhar a evolução de seu trabalho, outro fator interessante é que ele pode ser compartilhado com outros usuários e  atualizado por cada um, tendo a possibilidade de inserir comentários e observações acerca do trabalho. Se estiver produzindo um texto com coautores este aplicativo estará à mão de forma simples e fácil.

Abraços,

Jessica Marquês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *