Apresentação


APRESENTAÇÃO TEXTO_

 

Apresentação 

Você deve estar se perguntando… Por que criar um canal e um site sobre literatura e linguagem? Sempre fui completamente apaixonada pelo universo literário, esta paixão acabou me guiando para o estudo sobre a linguagem.

O Hábito da leitura tem sido cultivado desde a minha infância, consigo me lembrar com muita alegria de livros que minha professora dos primeiros anos escolares lia para mim e meus amigos. Tenho muito forte na memória, por exemplo, o livro: “O veludinho” da escritora Martha Azevedo Pannunzio. Infelizmente não me recordo do nome da professora, ou da respectiva escola, nem da idade que eu tinha quando puder acompanhar esta envolvente e apaixonante história… Mas do enredo deste livro lembro-me com bastante clareza (apesar de ainda não ter feito uma releitura dele).  Além disso, também tenho em minha memória, a sensação ao acompanhar a trama da narrativa. O quanto eu ansiava por aquele dia da semana, em que eu e meus colegas ficaríamos, ali, naquela sala ouvindo as aventuras narradas no livro.

Este e tantos outros livros marcaram a minha vida, além de gostar de me envolver com as narrativas, lembro-me das circunstâncias em que li cada livro e consigo rememorar o modo como me senti. E posso dizer a vocês que algumas leituras devastaram e avassalaram o meu ser. Assim como outras me deixaram mais, digamos, inspirada.

O fato é que acredito veementemente no poder da palavra em mexer com as nossas emoções. Por isso, aqui na companhia literária, nós temos a premissa: “Da palavra à emoção… Da emoção à palavra”. Pois, muitas vezes, narrativas, poemas, aventuras, utopias/distopias, presentes numa obra escrita, atingem o âmago de nosso ser e nos transforma.

Quando paro para pensar na quantidade de livros que ainda não li, ou quando dou uma volta nas livrarias ou bibliotecas e vejo a quantidade de histórias que tenho ainda a degustar, sinto até um calafrio. (Sei que é humanamente impossível ler todos, mas gostaria de ler o máximo que conseguir) Os dias passam muito rápido, as semanas se vão à questão de dias (sete dias, para ser mais exata!) e, ao final da semana, tenho a certeza de que não li nem metade do que gostaria.

Apesar desse hábito da leitura, nunca fui uma pessoa que conseguiu ler rápido. O meu correr dos olhos sobre cada linha de um livro segue seu deslizar lentamente… Mas não me importo com esta característica. Apesar de o mundo nos dizer o contrário, nem tudo precisar ser feito de modo tão rápido. Por isso, sempre estou com um livro na bolsa/ ou em mãos, e aproveito qualquer espaço de tempo livre para passar meus olhos por algumas páginas. Pouco a pouco as histórias começam a esmiuçar-se para mim.

Então, com o site da Companhia Literária, toda segunda-feira  pretendemos trazer uma resenha literária. Seja sobre livros clássicos, livro da cultura pop, HQs, livros mais complexos ou mais simples; romances, aventuras, adulto ou infanto-juvenil, ficção científica, contos, crônicas, mangás… Nunca me importei muito com o tipo de livro, o importante é ler!!!

Infelizmente, há muito preconceito neste universo da leitura, alguns livros são consagrados e outros massacrados. É claro que existem livros que não tenho muito apresso, mas antes de fazer uma leitura dele, não há como ter esta resposta. Então, aqui na companhia literária, quero falar das minhas leituras; tentando me libertar de tais preconceitos, de tais amarras.

Podemos dizer que a segunda feita é o carro-chefe deste canal. (Será que ainda se utiliza esse tipo de expressão? Acho que comecei a revelar um pouco a minha idade…) É quase o dia sagrado da semana, pois é aqui que o principal objetivo deste canal é alcançado. Falar sobre livros!!!! Mas pretendo apresentar outros vídeos para os demais dias da semana, sobre assuntos que são de meu interesse (e talvez de seu também) e que invariavelmente são úteis para quem gosta de ler, ou precisa ler/estudar.

Desse modo, de terça a quarta, pretendo trazer vídeos com dicas, acerca deste universo das letras. É importante ressaltar que não são aulas (apesar de em alguns vídeos você encontrar uma imagem semelhante a um quadro negro escolar) e sim, dicas sobre alguns assuntos que envolvem o estudo da linguagem e da literatura. Na tentativa de ser uma pessoa organizada, resolvi separar um dia específico da semana, para cada ramo de estudo desenvolvido no canal e no site.

Por isso, nas terças-feiras você poderá acessar informações sobre a língua portuguesa, com algumas dicas de gramática ou de elementos da linguagem. Nas quartas-feiras, você terá acesso a vídeos sobre produção textual, seja com reflexões gerais dessa arte da escrita ou com informações mais teóricas do estudo do texto. E encerrando esse ciclo de dicas, nas quintas-feiras, você poderá aprofundar o seu conhecimento sobre assuntos da disciplina de Literatura. Uma coisa posso garantir a vocês, entender os elementos que permeiam o estudo da Literatura é crucial para ter um aprofundamento maior de diversas obras, pois quando conhecemos os estilos literários e os contextos de determinada produção, compreendemos a obra como um todo, com os fatos presentes no livro e aqueles externos a ele.

Nas sextas-feiras, você terá acesso a vídeos sobre curiosidades do universo literário ou linguístico de outros idiomas que me desafio a estudar este ano. Pretendo também, neste dia da semana, apresentar notícias, realizar entrevistas ou aquilo que considerar enriquecedor para nosso canal.

Este dia está intitulado como mosaico, tendo em vista que pequenos pedaços diferentes de cores e assuntos poderão criar um artístico quadro para encerrar a semana do canal.  Na verdade, ainda não sei muito bem o que vai acontecer, o que espero é conectar você ao mundo da leitura e da linguagem, de forma divertida e engajada.

Conforme os vídeos são postados no canal do Youtube, você poderá acompanhar informações complementares aqui em nosso site. Além disso, também estaremos nas redes sociais, fomentando o estímulo à leitura e difundindo nossa paixão por ler.

Então, SEJA MUITO BEM-VINDO E MUITO BEM-VINDA A COMPANHIA LITERÁRIA!!!! Contamos com o seu apoio e envolvimento para conseguirmos produzir de segunda a sexta um conteúdo para quem ama ler, ou para quem vai se tornar um amante da leitura.

Até a próxima!

Jessica Marquês.